sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Windows parte II

Windows Vista
O Windows Vista (Windows NT 6.0) é a versão mais recente do Windows para ambientes domésticos e estações de trabalho. Lançado no início de 2007, apresenta centenas de novos recursos e funcionalidades, como uma nova interface gráfica com o usuário e novas aplicações/tecnologias para redes, áudio e impressão.




Contudo, o que mais chama a atenção do Windows Vista (em todas as suas versões) é o trabalho da Microsoft focado em segurança, desde os primeiros estágios de desenvolvimento do produto. Um exemplo prático disso está no Controle de Conta de Usuário (UAC), que impede que ações potencialmente perigosas sejam feitas sem o consentimento do usuário – mesmo que o usuário em questão seja o próprio administrador da máquina.




Há seis versões base do Windows Vista, que se diferem nos recursos extras, mas apresentam a mesma base: Vista Starter Ediion (para mercados emergentes, apresentando muitas limitações), Vista Home Basic (com todos os principais recursos para um computador doméstico simples), Vista Home Premium (voltada ao entretenimento multimídia de usuários domésticos, com o Media Center), Vista Business (para empresas de pequeno porte, com ferramentas de gerenciamento não encontradas nas versões domésticas), Vista Enterprise (para empresas de grande porte, com funções próprias para a virtualização) e Vista Ultimate (que apresenta todas as funções de todas as outras versões do sistema operacional).

Windows 7
O Windows 7 (Windows NT 6.1) é o sucessor do Windows Vista e foi lançado no final de 2009. Faz uso de diversas novidades introduzidas pelo Windows Vista, como o UAC e o novo menu Iniciar, mas as torna ainda melhores.



O sistema trouxe versões mais recentes de tecnologias como o Windows Search e Internet Explorer (que chega à sua versão 8.0), suporte para novos padrões de hardware como Bluetooth 2.1, também tem diversas melhorias na segurança geral do sistema e uma nova barra de tarefas.



O Windows 7 também marcou uma grande mudança se comparado com versões anteriores, já que ele não veio com aplicativos para email, edição simples de fotos, e criação de vídeos domésticos (os programas serão substituídos por equivalentes do Windows Live). Outra mudança é em relação à multimídia, com o sistema trazendo suporte nativo para gravação de arquivos ISO e a inclusão do suporte aos codecs Div, Xvid, H.264 e mais.




Windows 8

Depois de vários rumores sobre a versão mais recente do Windows, com o nome de código Windows 8, foi lançado recentemente mais informação, imagens e vídeos que demonstram as mudanças deste novo Windows.
Uma das principais novidades do Windows 8 é a renovação do design, que muitos críticos consideram como a maior mudança em termos de design, desde o Windows 95. Além disso, já vem com suporte nativo para Touchscreen, entre outras novidades.
A Microsoft está a trabalhar arduamente no Windows 8 e está a publicar uma série de vídeos no YouTube, que fazem parte da série “Building Windows 8″ (Construindo o Windows 8). Onde podes ver alguns dos pensamentos e processos usados para desenhar e criar o Windows 8 (na parte dos vídeos).

Imagens do Windows 8

Como não poderia deixar de ser, a Microsoft mostrou novamente o Windows 8 na feira Computex, mostrando algumas das suas novidades, além de revelarem mais detalhes. Parece que a Microsoft tem muito mais para mostrar. Depois do sucesso que foi o Windows 7, agora a Microsoft tem um trabalho árduo pela frente para ganhar a confiança dos seus utilizadores.


Uma das maiores surpresas foi a interface imersiva, que tinha sido inicialmente aclamado como a interface para tablets, também foram mostrados portáteis e computadores Desktop usando essa mesma interface. Não é claro se é a interface por omissão, mas pode ser claramente uma opção. Na imagem abaixo é possível ver alguns PCs com a UI  (User Interface) imersiva.

A Microsoft mostrou que a UI inversa pode correr em vários tipos de PC e que está completamente otimizada para ecrãs touch. O demo demonstrado também mostra novas maneiras de gerir ficheiros em dispositivos touch, mas também mostra que o gestor de ficheiros convencional também está disponível.


O IE10 para tablets também foi mostrado, onde foi referido pela Microsoft, que a gestão de abas funciona da mesma maneira que na plataforma Windows Phone.


Na imagem acima temos um tablet com um chipset nVidia, que é capaz de realizar tarefas pesadas como o suporte de aceleração de hardware HTML5. Enquanto que na imagem abaixo, a Microsoft mostrou a mesma aplicação a ser executada em diferentes dispositivos, um tablet com um processador ARM e computador Desktop.



A Microsoft colocou várias regras no que toca às empresas que fabricam Tablets, com a Microsoft a dizer que começar a desenvolver sistemas com “uma maior integração de hardware e software do que nunca”. Similar ao que acontece com o WP7. Para poder executar o Windows 8 num Tablet é necessário um ecrã com uma resolução de 1024×768, mas a resolução 1366×768 é recomendada para uma melhor experiência.


Para tornar a experiência do Windows 8 agradável, a Microsoft informou que nas bordas do Tablet deve ser incluindo um sensor, para que o ecrã detete todos os movimentos efetuados nos cantos do Tablet, como mostra a imagem acima. É uma boa notícia, ver que a Microsoft está a pedir mais dos fabricantes para oferecer bom hardware.



Vídeos do Windows 8

Na série de vídeos “Building Windows 8″ a Microsoft vai publicar o seguinte vídeo, que mostra o Windows 8 em funcionamento,
O vídeo abaixo foi gravado durante o Evento D9, da All Things D, onde a Microsoft mostrou mais novidades e características do novo Windows.

Requisitos Mínimos Windows 8

Segundo Steven Sinofsky, o Presidente da divisão Windows e Windows Live da Microsoft “o Windows 8 não exigirá upgrade de hardware – memória, gráficos, espaço em disco, etc – do que o Windows 7“. O Windows 8 poderá ser executados em computadores com processadores Intel, AMD e ARM.
Os requisitos mínimos do Windows 8 são:

  • Processador 1GHZ (32 ou 64 bits)
  • 1GB de RAM (32 bits) ou 2GB de RAM (64 bits)
  • 16GB de espaço em disco (32 bits) ou 20GB (64 bits)
  • Placa gráfica com suporte DirectX 9
Windows Phone



O Nokia Lumia 1020 é um smartphone Windows Phone com características inovadoras em todos os pontos de vista que permite ser útil para qualquer forma de entretenimento, a qualquer hora e em qualquer lugar, representando um dos melhores dispositivos móveis já feitos. Tem um grande display de 4.5 polegadas com uma resolução de 1280x768 pixel. As funcionalidades oferecidas pelo Nokia Lumia 1020 são muitas e top de linha. Começando pelo LTE 4G que permite a transferência de dados e excelente navegação na internet, além de conectividade Wi-fi e GPS presente no aparelho. Tem também leitor multimídiarádiovideoconferência, e bluetooth. Enfatizamos a boa memória interna de 32 GB mas sem a possibilidade de expansão. O Nokia Lumia 1020 é um produto com poucos concorrentes em termos de multimídia graças à câmera de 41 megapixels que permite tirar fotos fantásticas com uma resolução de 7152x5368 pixels e gravar vídeos em full HD a espantosa resolução de 1920x1080 pixels. A espessura de 10.4 milímetros é realmente ótima e torna o Nokia Lumia 1020 ainda mais espetacular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário